CEMESP apresenta trabalho no XVIII Encuentro Nacional XIII Internacional de Investigadores en Educación Física

No dia 23/10/2020, a coordenadora do CEMESP/Unimontes Profa. Dra. Ester Liberato Pereira, apresentou, juntamente com as também coordenadoras de centros de memória do esporte, Profa. Dra. Janice Zarpellon Mazo (CEME/UFRGS), Profa. Dra. Carolina Fernandes da Silva (CEMEFID/UFSC) e Profa. Dra. Alice Beatriz Assmann (GEPESEFE/UEMG), o trabalho intitulado “Rede CONCEMES: conectando centros à educação da memória esportiva”, ao longo da programação do XVIII Encuentro Nacional XIII Internacional de Investigadores en Educación Física IV Encuentro Nacional de Extensión en Educación Física, realizado pelo Instituto Superior de Educación Física da Universidad de La República Uruguay.

Tendo como ponto de partida a articulação dos centros citados, a REDE COMCEMES tem, como objetivo, desenvolver, de forma conjunta, projetos de pesquisa, assim como atividades de extensão e ensino, transcendendo as ações de salvaguarda e disponibilização de acervos reunidos sob o critério do valor histórico e informativo. Para além da pesquisa histórica, a REDE CONCEMES tem, como intuito, atuar na perspectiva da educação das memórias nos eixos temáticos do Esporte, da Educação Física, da Dança e do Lazer. Considera-se que os saberes relativos às histórias e memórias são elementos fundamentais à construção da cidadania.