nossa história
Apresentação
O Centro de Memória do Esporte da Universidade Estadual de Montes Claros (CEMESP/Unimontes) tem como objetivo reconstituir, conservar e difundir uma memória do esporte, da Educação Física, do lazer e da dança na região Norte de Minas Gerais. Assim, o projeto apresenta, como escopo, a promoção do desenvolvimento de arquivos digitais em esporte, Educação Física, lazer e dança, que fomentem o registro, a documentação, a reflexão crítica e a divulgação de obras e eventos nestas áreas.
Contribuir para a constituição de memórias e conhecimentos das práticas corporais e esportivas norte-mineiras, ampliando a concepção da função cultural exercida por tais práticas na região.
Além disso, conservar, manter, restaurar e disseminar os mais diversos tipos de objetos relacionados ao esporte e práticas corporais. Permitindo acesso livre à informação, objetivando alargar as condições de acessibilidade ao seu acervo, suas atividades sistemáticas e assistemáticas.
OBJETIVOS
PLANO MUSEOLóGICO
O Centro de Memória do Esporte (CEMESP) define-se como uma unidade museológica permanente, aberta ao público, tutelada pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Grupo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (GEHEF), tendo, por missão, a valorização, reconstituição, conservação e difusão de uma memória do esporte, da Educação Física, do lazer e da dança na região Norte do estado de Minas Gerais e no Brasil. Assim, encarrega-se de preservar e comunicar, às pessoas da região norte do estado e aos visitantes em geral, histórias e memórias daqueles/as que, aqui, desenvolveram obras e eventos nestas áreas. (ver mais)
Equipe




Como funciona?
Por meio da criação do CEMESP/Unimontes, é possível acessar o acervo a partir de coleções: audiovisual, documental, depoimentos, iconográfico e tridimensional.
O arquivo é composto por documentos escritos, fotográficos, fílmicos e videográficos, todos tratados e transformados em conteúdo digital.