PLANO MUSEOLÓGICO
O Centro de Memória do Esporte (CEMESP) define-se como uma unidade museológica permanente, aberta ao público, tutelada pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Grupo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (GEHEF), tendo, por missão, a valorização, reconstituição, conservação e difusão de uma memória do esporte, da Educação Física, do lazer e da dança na região Norte do estado de Minas Gerais e no Brasil. Assim, encarrega-se de preservar e comunicar, às pessoas da região norte do estado e aos visitantes em geral, histórias e memórias daqueles/as que, aqui, desenvolveram obras e eventos nestas áreas.
O CEMESP trata-se de um museu de domínio regional e nacional, que busca, por meio do encontro de perspectivas emergentes dos campos temáticos esporte, Educação Física, lazer e dança, proporcionar às/aos que nos visitam um conhecimento e uma memória viva e agente em História, Museologia e Educação Física, especialmente através de apresentações e exposições permanentes e temporárias virtuais.
As áreas temáticas condizem com um diverso patrimônio cultural de importância científica, artística, documental e histórica conexo ao esporte, bem como, às práticas corporais culturais, e formação profissional em Educação Física. Por meio de um acervo de caráter científico, artístico, documental e histórico, o patrimônio museológico que compõe o alicerce das exposições do CEMESP decompõe-se, basicamente, em nove amplas coleções. Estas estão inventariadas em distintas categorias: audiovisual, documental, depoimentos, iconográfico e tridimensional.
A Função Educacional do CEMESP é desenvolvida no formato virtual. Esta Função Educacional Virtual é composta por componentes virtuais de aprendizado oferecidos no site do centro de memória, como, por exemplo, depoimentos e reportagens. Estes elementos podem configurar um material didático proporcionado a professoras/es do ensino fundamental, médio e superior. Assim, propõe uma reflexão sobre o ensino d e História e de Educação Física ao longo da história, de forma a colaborar para o ensino atual da disciplina e seus meios didáticos e pedagógicos. A Função Educacional almeja tornar o Centro de Memória em um ambiente de vivência: das realidades, do espaço e de nós mesmas/os – agenciando o intercâmbio científico e o debate intercultural.
Públicos: alunas/alunos universitárias/os e professoras/es dos campos de ciências humanas, sociais e da saúde; professoras/es do ensino fundamental e médio e seus estudantes. Afora a comunidade em geral.
Atividades: oficinas, cursos e exposições, conferências, as quais são atividades regulares do CEMESP. São idealizadas, de forma geral, a partir de tópicos pertinentes ao acervo, nas suas vertentes científica, artística, histórica e documental. Estes cursos e conferências são uma ampliação do que a Concepção Educacional pode alcançar ao longo dos anos de acordo com a política de Educação Patrimonial vigente.
O CEMESP encontra-se disposto em torno de sua exposição virtual permanente, por meio de suas nove coleções. Concomitantemente às exposições virtuais permanentes, o Centro de Memória proporciona uma programação de exposições virtuais temporárias vocacionadas para a divulgação de seu acervo científico e artístico, bem como depoimentos relativos ao passado.
O atual Plano Museológico foi concretizado em 2021, com alicerce na legislação internacional vigente, com a finalidade de desenvolver um plano atualizado que ampare a preservação e comunicação do acervo que oferece origem ao CEMESP.